Como testar o desempenho do RTK?
Ao usar equipamento RTK para topografia, o desempenho mais importante do RTK deve ser sua precisão e tempo de reinicialização. O primeiro determina a qualidade do trabalho, enquanto o último determina a eficiência do trabalho.
Nossa postagem anterior apresentou várias fontes de erros RTK, podemos dizer que o desempenho RTK não é o mesmo em diferentes países e diferentes ambientes de trabalho. Se você quiser saber exatamente como seu receptor RTK funciona, você pode testá-lo sozinho. Na postagem de hoje, apresentaremos uma maneira simples de testar o desempenho RTK em dois aspectos – precisão e tempo de reinicialização.
Preparação:
- Receptor GNSS, aqui tomaremos Y1 como exemplo.
- Software de levantamento de campo, neste blog usaremos o SingularPad.
- Dispositivo PDA.
Cena de teste:
Aqui, apresentaremos várias cenas típicas, você pode selecionar vários pontos em cada cena. Se tiver tempo suficiente ou quiser testar mais detalhadamente, você também pode escolher mais cenas de teste.
- Cena 1: Céu aberto
- Cena 2: Debaixo da árvore
- Cena 3: Perto do prédio
Configuração da estação base:
Conforme apresentado no blog anterior, a linha de base mais curta entre a precisão mais alta e o tempo de reinicialização mais rápido. Para ver o efeito da distância da linha de base, precisamos definir uma linha de base longa e uma linha de base curta para testar separadamente.
- Linha de base curta: 100 m entre a base e o rover.
- Linha de base longa: 10 km entre a base e o rover.
Observação: você pode definir diferentes distâncias de base de acordo com seus cenários de trabalho diário.
Método de teste:
Etapa 1 : Obtenha as coordenadas de referência de cada ponto de teste
Defina o ponto GPS suave como 5-10, as coordenadas do ponto desta solução RTK suave de longa data serão usadas como referência.
Etapa 2 : registre o tempo de reinicialização e meça as coordenadas do ponto após cada reinicialização.
Em cada ponto, inverta o receptor RTK e espere que a solução RTK fixa se torne uma solução de ponto único. Então, coloque o receptor na vertical, registre o tempo do ponto único até a solução fixa do receptor e então meça o ponto.
Repita esse processo pelo menos 5 vezes para cada ponto em diferentes cenas de teste.
Etapa 3 : Resuma os dados do teste.
Precisão RTK: Compare as coordenadas de cada ponto de teste com sua referência, o erro deve ser a precisão da função IMU.
Tempo de reinicialização do RTK: Calcule o valor médio do tempo de reinicialização. Você pode obter um valor típico do desempenho do seu dispositivo RTK em diferentes ambientes de trabalho.
Aqui está um exemplo simples dos resultados do teste do receptor GNSS Y1. Conforme mostrado na tabela abaixo, com forte rastreamento de satélite e capacidade anti-interferência, diferentes ambientes e distâncias de linha de base têm pouco efeito no desempenho de reinicialização do Y1. O tempo médio é de 3 segundos.
Saiba mais sobre as soluções SingularXYZ RTK: